A Organização Mundial da Saúde (OMS) define literacia em saúde como o conjunto de “competências cognitivas e sociais e a capacidade dos indivíduos para ganharem acesso a compreenderem e a usarem informação de formas que promovam e mantenham boa saúde (WHO, 1998).” Desta forma, contribuímos para a capacitação e sensibilização aos/às munícipes em temas como a alimentação, a atividade física, a saúde mental, os comportamentos nocivos e as doenças crónicas não transmissíveis (DCNT).
Alimentação Saudável
Atividade Física
Saúde Mental
Comportamentos Nocivos / Risco
Doenças Crónicas Não Transmissíveis
Alimentação Saudável
A alimentação saudável é cada vez mais importante e está diretamente relacionada com o bem-estar físico, na saúde mental e na prevenção de doenças crónicas. Esta alimentação deve ser variada, equilibrada e completa evitando sempre alimentos processados e gorduras adicionadas, promovendo benefícios na saúde em geral.
A dieta mediterrânica classificada como Património Mundial e Imaterial da Humanidade pela UNESCO é um conjunto de práticas e tradições que permanecem constantes através do tempo e do espaço. Nesta dieta prioriza-se alimentos mais tradicionais como os hortícolas, o azeite, os cereais, entre outros.
No contexto de uma alimentação saudável, as gorduras provenientes de diferentes alimentos são essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo. Se consumidas em excesso e desregradamente os efeitos prejudiciais são muitos e rapidamente se fazem sentir no nosso estado de saúde.
Vários estudos epidemiológicos têm sugerido a importância do consumo de frutas e hortaliças na promoção da saúde e prevenção de doenças crónicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, cancro, diabetes e obesidade.
Os hortofrutícolas, além de apresentarem um baixo teor energético, são constituídos por uma elevada percentagem de água e são uma excelente fonte de vitaminas, minerais, fitoquímicos, antioxidantes e fibra.
Um dos principais erros alimentares dos/as portugueses/as reside no consumo excessivo de açúcar e sal e, assim sendo, urge a sensibilização progressiva da população de forma a instigar a redução progressiva da quantidade destes na alimentação.
Quando usados com moderação nas confeções culinárias baseadas em alimentos in natura, estes ingredientes tornam a alimentação mais saborosa sem a tornar nutricionalmente desequilibrada, contribuindo estes para a diversificação.
O Nutri-Score é um rótulo nutricional que através de um código de cores e de letras atribui uma nota global a cada alimento, sendo a cor verde associada ao produto com mais qualidade nutricional.
A letra e cor associada ao produto é determinada pelo teor em fibras, proteínas, fruta, legumes e frutos secos, ácidos gordos saturados, açúcares, sal e calorias que o mesmo apresenta.
Atividade Física
Hoje em dia é claro e visível o interesse público no desporto, quer através da administração central do Estado, quer ao nível das autarquias locais. O desporto tem vindo a ser encarado como um fenómeno cultural e social com uma importância cada vez mais evidente e reconhecida junto da sociedade em geral, tendo em conta o impacto dos benefícios e contributos da prática de atividade física e desportiva no bem-estar físico e qualidade de vida das pessoas.
Saúde Mental
A saúde mental é considerada como um estado de bem-estar no qual o indivíduo expressa as suas capacidades, trabalha produtivamente e de forma proveitosa, contribuindo para a comunidade, enfrentando o stress normal da vida.
Comportamentos Nocivos / Risco
Os comportamentos nocivos e/ou de risco são comportamentos prejudiciais à saúde, entre os quais o tabagismo, ingestão de grandes quantidades de álcool, consumo de substâncias psicoativas ilegais e comportamentos sexuais de risco.
O consumo excessivo de álcool é a 3ª causa de doença e morte prematura a nível mundial. Portugal é um dos países da União Europeia com maior consumo de bebidas alcoólicas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, em Portugal, de 2008 a 2010, foram consumidos uma média de 12,9 litros de álcool puro por pessoa, principalmente no sexo masculino.
Possíveis doenças associadas: complicações neuromusculares, gastrointestinais, cardiovasculares e sexuais.
Segundo dados da OMS, cerca de 4,9 milhões de pessoas morrem anualmente em todo o mundo; na Europa meio milhão e em Portugal 8.500 resultantes deste hábito. As taxas de mortalidade relativas às pessoas com idade entre 35 e os 69 anos são três vezes mais elevadas nos/as fumadores/as do que nos não fumadores/as.
O seu consumo cria dependência, física e psíquica, derivada de uma droga – nicotina. Possíveis doenças associadas: cancro do pulmão e outros cancros, doenças cardíacas, risco de infertilidade.
Doenças Crónicas Não Transmissíveis
As doenças não transmissíveis, tais como as doenças cardiovasculares, o cancro, as doenças respiratórias crónicas e a diabetes são causas importantes de invalidez e problemas de saúde, bem como de reformas antecipadas por motivos de saúde e de mortes prematuras.
As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em todo o mundo, em particular os enfartes do miocárdio e os acidentes vasculares cerebrais (AVC).
Os fatores diretamente associados a estas doenças são as dietas inadequadas, sedentarismo, uso nocivo de álcool e tabaco.
A diabetes é uma doença crónica metabólica caracterizada por níveis elevados de açúcar no sangue, o que, ao longo do tempo, pode causar problemas ou lesões no coração, vasos sanguíneos, olhos, rins e nervos. A Diabetes tipo I é uma doença crónica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. O tipo mais comum de diabetes é a Diabetes tipo II, associada muitas vezes à obesidade.
Comece a digitar para ver os resultados ou clique na tecla ESC para fechar
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.