O abastecimento de água potável constitui um serviço vital para o desenvolvimento da qualidade de vida das populações.
Garantir o fornecimento de água na quantidade necessária, com qualidade e a um custo socialmente aceitável, promover o desenvolvimento socio-económico e em simultâneo respeitar os valores ambientais são os grandes objetivos da Câmara Municipal de Felgueiras ao associar-se à Empresa Águas do Douro e Paiva, S. A.
Na continuidade da grande aposta da Câmara Municipal de Felgueiras na qualidade da Água, foi inaugurada a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Ferro no dia 5 de Março de 2002, localizada na margem esquerda do rio Vizela, lugar do Assento, freguesia de Jugueiros, concelho de Felgueiras, integrada no Sector Norte do Subsistema do Vale do Sousa da empresas Águas do Douro e Paiva, S. A.
A captação de água é efetuada nos rios Ferro e Vizela através de 4 bombas submersíveis, instaladas em 2 poços e drenos instalados no subleito daqueles rios.
Diariamente o caudal médio produzido é de 6.000 m3 e abastece o concelho, até 60.000 habitantes, havendo vários sistemas: Margaride (que serve cerca de 20% do concelho), Airães (que serve cerca de 20% do concelho), Idães (que serve cerca de 10% do concelho), Lixa (que serve cerca de 20% do concelho), Seixoso (que serve cerca de 4% do concelho) e Travassô (que serve cerca de 16% do concelho).
Todos os sistemas são objeto de um rigoroso plano de controlo de qualidade água aprovado pela Autoridade de Saúde e pelo Instituto Regulador de Águas e resíduos com controlos analíticos semanais.