Fechar Menu
Abrir Menu

Comemoração da Implantação da República

Felgueiras comemorou a Implantação da República com uma homenagem a Zeca Afonso e a um republicano e benemérito do concelho – José Joaquim Oliveira da Fonseca.

No dia 4 de outubro, o Café Concerto da Casa das Artes encheu para relembrar a passagem de Zeca Afonso por Felgueiras há 50 anos.

A atividade consistiu numa conversa informal sobre Zeca Afonso: 50 anos do concerto «Baladas», e contou com alguns momentos musicais interpretados pelo grupo musical Há Lá Trio.

Os intervenientes foram Deodato Martins, Lurdes Moura, Francisco Melo e Vasco Mendes. Numa conversa muito participada, os oradores recordaram episódios vividos, essencialmente na década de 60, proporcionando uma noite muito agradável a todos os presentes.

Em simultâneo, esteve exposta uma mostra de livros e discos proibidos.

No dia 05 de outubro, a Biblioteca e Arquivo Municipal foi palco da cerimónia de homenagem a José Joaquim Oliveira da Fonseca que se traduziu numa exposição que marca os 150 anos do seu nascimento.

No evento referiu-se que José Joaquim Oliveira da Fonseca nasceu em Felgueiras em novembro de 1869, emigrou para o Brasil e, após alguns anos, fez fortuna e regressou à sua terra. Construiu os edifícios de Belém e a Casa das Torres, esta última de arquitetura brasileira. Destaca-se como benemérito da nossa terra, (tendo oferecido terreno e mobília para a construção da escola primária de Margaride, da qual recebeu o louvor da República Portuguesa) e como vereador da Câmara Municipal, onde exerceu os seus ideais republicanos.

As comemorações encerraram no dia 05 de outubro, na Casa das Artes com o Concerto Comemorativo da Implantação da República, interpretado pela Banda de Música de Felgueiras.

Mais notícias
Município Assina Protocolo de Cooperação com as Associações Humanitárias dos Bombeiros para Ações de Apoio Psicológico