Abrir Menu

Comemoração da Implantação da República

Felgueiras comemorou a Implantação da República com uma homenagem a Zeca Afonso e a um republicano e benemérito do concelho – José Joaquim Oliveira da Fonseca.

No dia 4 de outubro, o Café Concerto da Casa das Artes encheu para relembrar a passagem de Zeca Afonso por Felgueiras há 50 anos.

A atividade consistiu numa conversa informal sobre Zeca Afonso: 50 anos do concerto «Baladas», e contou com alguns momentos musicais interpretados pelo grupo musical Há Lá Trio.

Os intervenientes foram Deodato Martins, Lurdes Moura, Francisco Melo e Vasco Mendes. Numa conversa muito participada, os oradores recordaram episódios vividos, essencialmente na década de 60, proporcionando uma noite muito agradável a todos os presentes.

Em simultâneo, esteve exposta uma mostra de livros e discos proibidos.

No dia 05 de outubro, a Biblioteca e Arquivo Municipal foi palco da cerimónia de homenagem a José Joaquim Oliveira da Fonseca que se traduziu numa exposição que marca os 150 anos do seu nascimento.

No evento referiu-se que José Joaquim Oliveira da Fonseca nasceu em Felgueiras em novembro de 1869, emigrou para o Brasil e, após alguns anos, fez fortuna e regressou à sua terra. Construiu os edifícios de Belém e a Casa das Torres, esta última de arquitetura brasileira. Destaca-se como benemérito da nossa terra, (tendo oferecido terreno e mobília para a construção da escola primária de Margaride, da qual recebeu o louvor da República Portuguesa) e como vereador da Câmara Municipal, onde exerceu os seus ideais republicanos.

As comemorações encerraram no dia 05 de outubro, na Casa das Artes com o Concerto Comemorativo da Implantação da República, interpretado pela Banda de Música de Felgueiras.