Presidente da Câmara anunciou em Lisboa o Festival do Pão de Ló. Foram ainda anunciados outros eventos.

Presidente da Câmara anunciou em Lisboa o Festival do Pão de Ló
– Foram ainda anunciados outros eventos de atração turística no concelho

O presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, anunciou, na cerimónia de abertura da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, realizada na quarta-feira, dia 14, a promoção da X edição do Festival do Pão de Ló – Mostra Internacional de Doces Tradicionais, a levar a efeito no fim de semana de 13 e 14 de abril, que coincide com o domingo de Ramos (anterior ao domingo de Páscoa).
Nuno Fonseca referiu, no seu discurso de apresentação: “O Festival do Pão de Ló iniciou há cerca de 10 anos, fruto de toda a dinâmica económica ligada à gastronomia do concelho de Felgueiras. Far-se-á representar pelas dezenas de produtores locais do verdadeiro Pão de Ló de Margaride, com evidência para a sua história, secular e meritória”.

Anunciando o projeto de certificação dos produtores de Pão de Ló de Margaride e a candidatura da edilidade felgueirense às 7 Maravilhas Doces de Portugal em relação a três iguarias distintas do concelho: Pão de Ló de Margaride, cavacas e lérias, Nuno Fonseca referiu ainda. “Pela primeira vez, este ano, o Festival terá dimensão internacional. Contará com a participação de expositores de doçaria tradicional de vários países e uma comitiva de opinion makers internacionais, que levarão a imagem de marca do nosso pão de ló além fronteiras, capitalizando atratividade turística para o concelho de Felgueiras”.

Acerca do fim de semana que coincide com o domingo de Ramos, importa ainda referir a aliança cultural do Festival do Pão de Ló com as iniciativa Fins de Semana Gastronómicos, que se realizará durante todo esse fim de semana e onde os turistas locais, regionais e internacionais poderão disfrutar dos restaurantes e alojamentos locais aderentes e usufruir um pouco mais do que Felgueiras tem para oferecer.

A programação cultural do fim de semana é rica e terá continuidade ao longo de toda a semana que antecede a Páscoa, em mais uma iniciativa de dinamização urbana “Praça na Páscoa”, um evento no qual se verifica a simbiose entre a vertente pedagógica, a cultural e a gastronómica, onde, haverá ateliers pedagógicos de Páscoa, exposição de mesas, saraus com sweet showcooking, espetáculos de dança/música e teatro entre outros.

Nuno Fonseca anunciou também e apelou à participação nos eventos Feira de Maio, Sabores IN – Gastronomia e Vinhos, Festas de São Pedro, que decorrerão durante o período de verão e são também motivos para visitar Felgueiras.

No sábado, os vereadores Ana Medeiros, Joel Costa e Rosa Pinto representaram a autarquia para darem a conhecer os eventos o Cortejo das Flores, (um dos momentos mais belos das Festas de S. Pedro) e a Praça das Artes, um projeto de dinamização urbana que congrega iniciativas em torno das mais diversas formas de fazer arte.

Os autarcas fizeram-se representar nesta mostra de potencialidades, que se realiza anualmente nos salões da FIL – Feira Internacional de Lisboa,. Enriqueceram a representação de Felgueiras professores e alunos de vários cursos profissionais das áreas de hotelaria e turismo das Escolas Secundárias de Felgueiras, Lixa e Idães, bem como sete ranchos folclóricos do concelho (de Macieira da Lixa, as Lavradeiras da Lixa, o de Sto. André de Friande, o de Varziela, o RFM de Margaride, o Infantil da Casa do Povo de Jugueiros e o de S. Martinho de Penacova). Os autarcas convidaram todas as pessoas a estar presentes nestas iniciativas, de grande projeção turística da região, prova do seu crescente dinamismo económico e social e cultural.