Meeting de Felgueiras – Capital do Calçado marca retoma da natação pura desportiva

Felgueiras realizou em 2021 a primeira edição do Meeting de Felgueiras – Capital do Calçado, depois de em 2020 a pandemia não permitir a sua realização, Felgueiras recebeu um evento destinado exclusivamente a atletas federados de natação pura desportiva, no cumprimento de um rigoroso protocolo de segurança.

Esta foi então a primeira prova realizada este ano para os atletas, tornando-a especial, pois foi a primeira competição organizada na região norte nos últimos 14 meses.

O destaque vai para o FC Porto que venceu coletivamente a competição ao somar 381 pontos, seguido do Sporting de Braga com 285, do Grupo Desportivo de Famalicão com 230 e do FOCA – Clube Natação Felgueiras com 193 pontos.

Quatro novos recordes nacionais de juniores de 17 anos foram estabelecidos na primeira edição do Meeting de Felgueiras – Capital do Calçado, que decorreu no último fim de semana na Piscina Municipal de Felgueiras.

Depois de ter fixado no sábado novos máximos nos 100 mariposa (59,36) e 200 estilos (2.15,10), Mariana Cunha (Colégio Efanor) bateu o máximo dos 50 mariposa (26,74). Já Diogo Ribeiro (União de Coimbra) estabeleceu um novo recorde nacional nos 200 livres (1.47,65).

Foram ainda fixados novos recordes regionais: João Costa (Vitória Sport Clube) – 50 costas – Absoluto e sénior – 25,15; 100 costas – Absoluto e Sénior – 52,89; Rodrigo Pereira (Grupo Desportivo de Famalicão) – 100 mariposa – Juvenis B – 59,05 – Mariana Cunha (Colégio Efanor) – 50 mariposa – Juniores 17 anos – 27,41; Absoluto e Juniores 17 anos – 26,74; 100 mariposa – Juniores 17 anos – 59,36; 200 estilos – Juniores 17 anos – 2.15,10.

João Costa (Vitória Sport Clube), com 789 pontos nos 100 costas (52,89), e Diana Durães (Sport Lisboa e Benfica), com 817 pontos nos 800 livres (8.32,69), garantiram as melhores performances da competição juniores/seniores. Catarina Pires (FC Porto), com 610 pontos nos 800 livres (9.24,91), e Afonso Silva (Famalicão), com 588 pontos nos 400 livres (4.13,24), foram os atletas mais pontuados de juvenis.

Destaque ainda para as atletas medalhadas do FOCA – Clube de Natação de Felgueiras: Francisca Martins (4 medalhas), Ana Beatriz Vieira (4 medalhas), Gabriela Ferreira Neves (2 medalhas), Maria João Ferreira (1 medalha), Regina Correia Vieira (1 medalha) e Ana Rita Martins (1 medalha).

Sem a presença de público, o Meeting de Felgueiras – Capital do Calçado cumpriu todas as normas definidas no protocolo de higiene e segurança.

O evento foi organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), em parceria com a Câmara Municipal de Felgueiras.

Para o Vereador do Desporto Joel Costa “Tudo isto aconteceu devido ao grande esforço, consciência e dedicação de todos os elementos diretivos e técnicos da ANNP e dos colaboradores da autarquia, que sempre trabalham afincadamente em prol da promoção do Desporto”, sublinha ainda que “estiveram aqui presentes alguns dos melhores nadadores nacionais da atualidade, incluindo 3 olímpicos, e os nossos nadadores em representação do FOCA – Clube de Natação de Felgueiras, o que revela a importância desta competição para todos. Para todos estes atletas, ficou a nossa mensagem de coragem e confiança, para um futuro melhor, sempre com o nosso apoio.”

A Associação de Natação do Norte de Portugal aproveitou a ocasião para entregar uma lembrança do centenário da Associação ao Vereador do Desporto Joel Costa, como sinal de agradecimento ao Município de Felgueiras, por todo o apoio prestado à Natação. Recorde-se que o Presidente Nuno Fonseca integra a comissão de honra do Centenário da ANNP.