O Workshop “Xadrez na Sala de Aula – Módulo II”, organizado pelo Município de Felgueiras nos dias 6 e 7 de janeiro de 2022, em contexto online, contou com mais de duas dezenas de participantes, de diferentes pontos do país.
Esta iniciativa contou com o apoio da Associação de Xadrez do Porto e do Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos, e focou-se nas diferentes metodologias de ensino de xadrez na sala de aula, nas diferentes propostas de progressão pedagógica e ainda em estratégias diferenciadas de motivar os alunos para a aprendizagem e prática do Xadrez.
Com 6 horas de duração total repartidas pelas manhãs de quinta e sexta-feira, o primeiro momento contou com a intervenção de Luís Soares, do Núcleo Sportinguista de São Miguel, que partilhou as suas experiências enquanto treinador e professor de Xadrez em diversas escolas, bem como as potencialidades inerentes às diferentes plataformas digitais ligadas ao mundo do Xadrez, quer no plano do ensino de Xadrez, quer no plano do treino e preparação para as competições.
Na sexta-feira, Ricardo Alves, com várias obras publicadas sobre o ensino de Xadrez nas escolas, abordou os processos de introdução e ensino de Xadrez em escolas da região de Lisboa, bem como as dificuldades sentidas na transição dos alunos da competição em contexto escolar para o contexto federado.
Este workshop, destinado a detentores de habilitação profissional ou própria para a docência, teve como propósitos divulgar não só a modalidade, mas também criar um momento de partilha e análise das diferentes estratégias para introduzir o Xadrez em sala de aula.
Depois da realização do módulo I em dezembro de 2021, e agora do módulo II, estão já em preparação os módulos III e IV, como sempre abertos à participação da comunidade, e parte integrante do Projeto “Felgueiras Xadrez”.