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Aqui há algumas das melhores classificativas do mundo, diz o vencedor do Rally Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto 2024

A dupla Kris Meeke/James Fulton (Hyundai i20 N Rally2) sagrou-se vencedora, este sábado, do Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto, primeira prova do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), ao bater Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2) por uma margem de 1m08.9s, no termo das 11 classificativas (110,3 km) do evento organizado pelo Demoporto – Clube de Desportos Motorizados do Porto.

Perante condições climatéricas difíceis, devido à chuva, a deixar os pisos de terra bastante escorregadios, o piloto britânico do Team Hyundai Portugal esteve imparável, confirmando o favoritismo que lhe era atribuído. “Há muito tempo que não desfrutava de um rali tão interessante e com classificativas fantásticas, como Seixoso, por exemplo, que eu desconhecia. E também nunca tinha feito Luílhas com o piso enlameado. Aqui há algumas das melhores classificativas do mundo! Estou muito contente por começar a época com uma vitória”, confessou Meeke.

A grande figura entre os portugueses, foi o piloto felgueirense Adruzilo Lopes, que venceu a classificação do Campeonato Promo do Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto, com mais de 8 minutos de vantagem para o segundo classificado, na prova de estreia ao volante de um novo carro, o Skoda Fabia N5.

A primeira prova do campeonato disputou-se, nas classificativas de terra dos concelhos de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto, sob condições atmosféricas muito adversas que dificultaram a passagem dos pilotos.

Nas 11 classificativas que integraram o itinerário da prova inaugural dos campeonatos de ralis, Adruzilo Lopes foi o mais rápido em 10, tendo sido segundo na primeira especial, que foi ganha pelo lituano Martynas Samsonas, em carro idêntico ao do felgueirense.

Desta forma, Adruzilo Lopes venceu de forma destacada a primeira prova do Campeonato Promo de Ralis, onde pretende revalidar o título.

Entre os pilotos portugueses do CPR, destaque ainda para Armindo Araújo, autor de uma prova notável, ao deixar a concorrência claramente para trás. “Acreditamos sempre num bom resultado à partida e desta vez tudo decorreu de forma quase perfeita. O carro estava muito bem afinado, o que me permitiu andar rápido, mesmo tendo feito o último rali de terra no Vodafone Rali de Portugal de 2023… O ritmo foi bom, mas ainda o iremos melhorar, embora ninguém deva esquecer que competimos com pilotos do WRC, como o Meeke e o Bulacia”, adiantou o piloto de Santo Tirso, radiante com o resultado. O pódio do CPR ficou completo com o açoriano Rúben Rodrigues (Skoda Fabia RS Rally2), também em plano de grande destaque, ao superiorizar-se a uma forte concorrência. “Estou muito contente e o resultado é encorajador, tratando-se da minha primeira prova com este carro e com um ‘novo’ navegador, dada a impossibilidade do meu irmão estar presente”, disse o piloto da ARC Sport, que a nível de CPR apenas tem garantida mais uma participação: Rali Terras D’Aboboreira.

No Campeonato 2RM (duas rodas motrizes), o campeão em título, Gonçalo Henriques (Renault Clio Rally4), não deixou créditos por mãos alheias, dominando do primeiro ao último dia. O ucraniano Anton Korzun (Peugeot 208 Rally4) ainda chegou a passar pela liderança, mas capotou logo no início da segunda etapa. A partir de então, Pedro Silva e Kevin Saraiva, ambos em Peugeot 208 Rally4, foram os protagonistas da discussão do segundo lugar, que apenas ficou decidida na penúltima classificativa a favor daquele último. Jorge Carvalho (Renault Clio Rally4) e Guilherme Meireles (Peugeot 208 Rally4) travaram, igualmente, um animado duelo, mas no final seria o piloto da M. & Costas a concluir na quarta posição.

A pista do Seixoso, nomeadamente o charco e o salto, foram ainda, locais eleitos por inúmeros fotógrafos, na busca das fotos mais interessantes do evento.