Felgueiras marca presença na edição com a maior participação dos Jogos do Eixo Atlântico

Jogos do Eixo Atlântico é um evento desportivo transfronteiriço único na Europa, que acontece de dois em dois anos, que reúne jovem atletas, até 16 anos, com exceção do desporto adaptado, oriundos dos concelhos que compõem o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, numa competição que promove o desporto e a convivência transnacional, e potencia o fortalecimento de laços entre cidadãos das regiões do Norte de Portugal e da Galiza.

A 15.ª edição teve a particularidade de ser uma organização conjunta entre Famalicão e Braga, dois municípios com um largo histórico no que ao desporto diz respeito. Uma complementaridade que enriquece este torneio e que reflete, de forma prática, a importância da cooperação intermunicipal, um dos valores fomentados pelo Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.

Fruto da recente adesão de Felgueiras a Associação Do Eixo Atlântico Do Noroeste Peninsular, Felgueiras marca presença nesta 15ª edição dos Jogos do Eixo-Atlântico com 3 modalidades, com forte tradição nos jovens Felgueirenses: Atletismo (estrada e pista), Futebol 7 e Natação Pura, numa comitiva total de mais de 40 participantes.

Este ano, a competição englobou seis modalidades desportivas, inclusive duas individuais de desporto adaptado, entre as quais: andebol feminino e masculino, voleibol feminino, basquetebol masculino e feminino, natação e natação adaptada, atletismo e atletismo adaptado. Como novidade desta edição, ao Futebol 7 masculino junta-se o Futebol 7 feminino.

A 15ª edição dos Jogos também ficou marcada por uma preocupação acrescida com a sustentabilidade ambiental e o fomento da ética no desporto, que se irão repercutir em ações no terreno.

Estes Jogos, contaram com 2.378 participantes em representação de 27 cidades (9 galegas e 18 portuguesas e com uma particularidade da maior importância: o número de atletas no feminino é, pela primeira vez, superior ao masculino.

O secretário de Estado do Desporto de Portugal, Pedro Dias, o presidente do Eixo Atlântico, Luis Nobre, o vice-presidente do Eixo Atlântico, Alfredo García, o presidente de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, e o presidente de Braga, Ricardo Rio, juntamente com representantes de todas as cidades participantes, além do presidente do Grupo Temático de Desporto, José Guilherme Aguiar, e o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Vázquez Mao, e o Vereador do Pelouro do Desporto e Lazer de Felgueiras, Joel Costa, receberam os 2.378 participantes nos jardins dos Paços do Concelho de Vila Nova de Famalicão, no passado dia 30 de junho na Cerimónia de abertura.

Ao nível desportivo, tudo aconteceu entre os dias 1 a 5 de julho, obrigando os atletas a um grande desgaste físico, embora “quem corre por gosto não cansa”.

O Município de Felgueiras agradece a disponibilidade e o contributo de todos os atletas e respetivos STAFF, na participação de estreia de Felgueiras nos Jogos do Eixo-Atlântico.

A 16ª Edição encontra-se reservada para 2026 em Espanha.