Felgueiras promove o empreendedorismo jovem através de concurso de ideias

O Município de Felgueiras, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) desenvolvido em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, promoveu ao longo do ano letivo uma atividade “Cria o teu Futuro” na área do empreendedorismo, junto dos/as estudantes do ensino secundário e profissional.

A atividade pretende promover condições para o desenvolvimento de uma geração de jovens dotados/as de ferramentas que lhes permitam enfrentar novos desafios na comunidade, estimulando a sua criatividade, espírito crítico e capacidade de iniciativa, para o bom exercício da responsabilidade pessoal, social e empreendedora.
O trabalho desenvolvido culminou com a realização de um Concurso de Ideias que decorreu no dia 16 de junho no Auditório da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras. Estiveram a concurso 16 ideias de negócio concebidas e desenvolvidas pelos/as estudantes das Escolas Secundárias de Airães, Lixa e Felgueiras e da Escola Profissional de Felgueiras, com o apoio da entidade parceira GesEntrepreneur.
Os/as alunos/as tiveram a oportunidade de fazer as suas apresentações perante um júri constituído por 5 elementos, representantes do Município de Felgueiras, CIM do Tâmega e Sousa, Centro de Emprego do Tâmega e Sousa, ESTG e Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado. ao qual coube a difícil tarefa de selecionar as ideias vencedoras.

De entre os projetos apresentados de elevada qualidade e inovação, foram vencedores
1.º lugar
Projeto: “Moods” (sapatilha que possibilita a mudança de cor/padrão/imagem através de uma aplicação)
Autoria: Luciana Pinto e Helena Sampaio da Escola Profissional de Felgueiras
Prémio: Missão empreendedora internacional: viagem a uma cidade europeia com objetivo de dar a conhecer uma realidade rica em inovação e cultura empreendedora, promovendo o networking
2º lugar
Projeto: “Wal-Pt” (carteira antifurto com impressão digital)
Autoria: Maria Beatriz Lopes, Renato Mota e Marco Soares, Escola Profissional de Felgueiras
Prémio: Voucher prenda no valor de 250€.
3º lugar
Projeto: “Laframa” (gama de pratos sustentáveis que aquecem/arrefecem comida sem que seja necessária uma conexão a uma corrente elétrica)
Autoria: Margarida Pinto, Francisco Teixeira e Lara Alves, da Escola Secundária de Felgueiras
Prémio: Voucher prenda no valor de 150€

O Município felicita todos/as os/as participantes pela atitude empreendedora.