Município de Felgueiras define estratégia de intervenção na Saúde Mental da comunidade escolar

O Município de Felgueiras reuniu com as escolas do concelho do Ensino Secundário para definir os termos da intervenção na Saúde Mental da comunidade escolar.

Rosa Pinto, vereadora da Saúde, apresentou o projeto que resulta do protocolo estabelecido com a ASPESM – Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental e que consiste num diagnóstico geral da saúde mental nas escolas com posterior intervenção. “A intenção de intervir ao nível da Saúde Mental na comunidade remonta já a 2019 quando fizemos algumas atividades relacionadas com o tema. Contudo, com a pandemia, tivemos que, à semelhança de outros projetos, suspender provisoriamente tudo o que estava previsto”, referiu. “Passada a fase de maior sufoco, decidimos retomar o projeto mas dirigi-lo em primeiro lugar à comunidade escolar, dado o impacto que o isolamento e a escola em casa tiveram em muitos estudantes”, acrescentou a autarca.

A iniciativa contará ainda com a capacitação de psicólogos do concelho e incluirá também sessões destinadas à comunidade, em geral. “A problemática da Saúde Mental é transversal a toda a comunidade e temos que tentar abranger o máximo possível de pessoas nestas dinâmicas”, disse Rosa Maria Pinto. “Os próprios colaboradores do Município poderão também participar no projeto”, garantiu.