Município de Felgueiras leva ABRAÇOS à população

Município de Felgueiras está a levar abraços a casa das pessoas que vivem sozinhas para combater o isolamento social dos seniores

Com a pandemia, muitas pessoas que viviam sós viram-se forçadas a isolarem-se ainda mais para se protegerem.

Ciente da necessidade de afetos que muitas pessoas vulneráveis têm, a Câmara Municipal adquiriu uma estrutura que permite aos habitantes que vivem sozinhos sentirem o abraço de uma pessoa de quem gostam.

A estrutura está a circular por todo o concelho e é devidamente desinfetada de forma a permitir que os abraços sejam dados em segurança.

Nesta manhã, o artista Miguel Gameiro associou-se a este projeto de afetos e contribuiu para animar o momento com algumas das suas canções, nomeadamente “Dá-me um abraço”.

Presente na iniciativa, Nuno Fonseca, presidente do Município de Felgueiras, salientou que pretende que os abraços cheguem ao maior número de pessoas que efetivamente precisam. “Os Serviços de Ação Social da autarquia estão a acompanhar as pessoas que a eles recorrem e sinalizaram os mais carecidos de estímulo emocional e afetivo. Esses serão os prioritários”

O autarca justifica o investimento neste equipamento da seguinte forma: “Abraçarmos os que gostamos não tem preço e quando os serviços me falaram do projeto não hesitei em dizer para avançarem. O nosso concelho só cresce, só evolui e só atinge o desenvolvimento que pretendemos se as pessoas sentirem a proximidade dos seus. Só assim seremos felizes e contribuiremos para a felicidade dos outros”.

Salientando, tratar-se de uma iniciativa importante ao nível da saúde mental e emocional, o autarca assinalou ainda a colaboração com a GNR que, ao longo do ano, garante também acompanhamento aos seniores isolados.

A iniciativa já iniciou no dia 5 de março e irá percorrer também todos os lares do concelho permitindo que familiares possam abraçar os seniores que se encontram institucionalizados.