Benfica campeão da 1.ª divisão em masculinos e femininos, em Felgueiras 2023

O Benfica conquistou o título de campeão de Portugal da 1.º divisão, em masculinos e femininos 2023/24, numa competição disputada em dois dias nas Piscinas Municipais de Felgueiras (25 metros).

Referência neste segundo dia para o recorde nacional dos nadadores do Benfica: Diogo Ribeiro nos 100 mariposa (51,00) e a estafeta feminina de 4×200 livres (8.03,35). Os únicos máximos deste campeonato.

Em masculinos, o Benfica dominou a competição, seguindo sempre na frente da pontuação coletiva, para terminar com 290 pontos à frente do Sporting (260) e do Sport Algés e Dafundo (234).

Os benfiquistas conquistaram o bicampeonato masculino o seu sétimo troféu de campeão de Portugal da 1.º divisão: 1986–87, 1988–89, 1989–90, 1992–93, 1993–94, 2022-23; 2023-24.

Em femininos, a luta pelo título nacional foi disputada até à última prova de estafetas. O Sporting, campeão em título, seguia na liderança ao fim do primeiro dia com 126 pontos, mais dois pontos que o Benfica (124).

Todavia, na primeira sessão de hoje, sexta-feira, as benfiquistas seguiam já na frente com três pontos de vantagem.

Na sessão decisiva da tarde de hoje, o clube da Luz dilatou a sua vantagem para 11 pontos e assegurar o seu segundo título nacional feminino (o primeiro título foi em 1987/88) com 273 pontos, seguido do Sporting (262) e do Futebol Clube do Porto (231).

Uma vitória coletiva das benfiquistas, selada com o recorde nacional na estafeta final dos 4×200 livres com 8.03,35 minutos por Letícia André, Catarina Franco, Ema Conceição e Diana Durães. O anterior máximo (8.08,99) pertencia ao Sport Algés e Dafundo desde 24/11/2018.

No plano individual, destaque hoje para as vitórias das benfiquistas Diana Durães de manhã nos 800 livres e de tarde nos 400 estilos. Ontem foi segunda nos 200 estilos.

Referência para a vitória de Ema Conceição nos 100 livres e a vitória de Raquel Gomes Pereira nos 200 bruços dois segundos lugares nos 50 e 100 bruços, nadadora que se despediu das competições aqui em Felgueiras.

Em masculinos, Miguel Nascimento triunfou nos 50 costas e de tarde nos 100 livres. Ontem triunfou nos 50 mariposa. E Diogo Ribeiro vitória nos 200 livres e 100 mariposa, nesta prova com recorde nacional (51,00 segundos) na sessão da manhã de hoje. O benfiquista melhorou por um centésimo o seu recorde nacional (51,01) obtido no Europeu de Otopeni a 5 de dezembro.

O FOCA – Clube de Natação de Felgueiras, representou a nossa cidade ao mais alto nível, conseguindo a manutenção no mais alto escalão em Masculinos, e descendo a 2ªdivisão em femininos, por uns mínimos 2 pontos. Parabéns a todos os atletas que dignificaram o nome de Felgueiras no mais alto patamar da Natação Portuguesa.

O Vereador do Pelouro do Desporto e Lazer, Joel Costa, presente na cerimonia protocolar, recebeu ainda uma placa de agradecimento da Federação Portuguesa de Natação, pelo excelente contributo dos serviços municipais, e dos seus colaboradores, na organização inédita de um Campeonato Nacional de Clubes da 1ªDivisão, a realizar-se pela primeira vez na história, na cidade de Felgueiras.

Para o Vereador Joel Costa, ” esta prova foi um sucesso organizativo, de prestigio para as instalações desportivas municipais, para a cidade de Felgueiras, mas também um incentivo forte para a economia local, com impacto assinalável na hotelaria, restauração e turismo local, uma vez que atrai a presença de um elevado número de atletas oriundos de vários clubes nacionais. Felgueiras mantem aposta em eventos nacionais de destaque, e a maior prova da Natação Nacional, passou por Felgueiras, em 2023″.

CLASSIFICAÇÃO COLECTIVA FEMININA

CLASSIFICAÇÃO COLECTIVA MASCULINA