Felgueiras capacita mulheres e raparigas e incentiva a sua participação política e cívica ao nível local

Felgueiras promoveu, no dia 10 de outubro, a 2ª edição da formação em “Líderes de Igualdade de Género e Intervenção”, um projeto YES Igualdade, promovido pela Câmara Municipal e que pretende envolver mais de 50 mulheres.

A abrir a sessão, que marca o início de uma ação de formação de 35 horas, esteve a Vereadora da Ação Social e Saúde, Rosa Maria Pinto.

A formação  de líderes de Igualdade de Género e Intervenção pretende capacitar mulheres e raparigas para a participação e liderança com o objetivo de criação de impacto, nas organizações e parceiros locais.

A autarca alude que “YES Igualdade é um projeto do Município de Felgueiras, pensado em linha com os objetivos do programa e com as necessidades apontadas do Programa Conciliação e Igualdade de Género, operado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), no âmbito do EEA Grants”.

Rosa Pinto adiantou ainda que “Está a ser desenvolvido um leque de ações de abordagem inovadora, como as ações de sensibilização nas escolas do concelho de Felgueiras, envolvendo mais de 300 crianças e jovens e as ações do «Yes, Igualdade Talks», que junta empresas, associações e jovens”.

Refira-se que as ações previstas incidem em domínios específicos e em contribuir para “Garantir a participação cívica e política das mulheres”, através de promoção da igualdade entre mulheres e homens a nível local e regional e outras formas de discriminação/desigualdade, assumindo uma perspetiva interseccional, dada a centralidade de uma abordagem que contemple outros vetores, não raras vezes cumulativos (etnia, orientação sexual, etc.), desconstruindo estereótipos e desnaturalizando assimetrias.

O projeto YES Igualdade é desenvolvido pelo Município de Felgueiras para promoção da participação política e cívica de mulheres e raparigas ao nível local, financiado no âmbito do Programa Conciliação e Igualdade de Género do EEA Grants, operado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).

O projeto contribui para o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5.